Fronteiras móveis na definição do corpo

Autores

  • Norma Discini Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32950

Palavras-chave:

corpo, estilo, discurso, tensão

Resumo

Trataremos do sujeito discursivo, enunciador pressuposto aos enunciados por ele construídos, na medida em que esse sujeito, como estilo, é concebido a partir de um corpo, uma voz, um tom de voz e um caráter. Tal corpo será pensado especialmente como percepção, e esta, vista como semiose, será considerada emergente da relação expressão/conteúdo dos textos. Então dos textos despontará o sujeito que sente o mundo como impacto e emoção. Para isso, após uma reflexão a ser feita no âmbito da sintaxe discursiva, em que firmaremos pressupostos teóricos sobre a enunciação e o ato de fazer-ser o sentido, examinaremos as fronteiras na constituição do corpo do ator: o sujeito enunciador firmado no papel de produtor de seus textos. Tais fronteiras serão contempladas na sua mobilidade, enquanto serão trazidos à luz mecanismos que promovem o esboroamento da ilusão referencial, principalmente no que diz respeito à  fusão de temporalidades do enunciado e da enunciação na constituição da categoria de pessoa. Essa mobilidade também será contemplada conforme um tempo-espaço da percepção, para o que serão examinados movimentos de abertura do espaço, de repouso do tempo e de distensão do corpo, o que se vincula à dinâmica estabelecida entre as tensões do que é contínuo e do que é descontínuo na percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Discini, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo, livre docente por essa mesma universidade. Juntamente com as atividades de professora de graduação e de pós-graduação exercidas junto ao Departamento de Linguística, desenvolve pesquisa na área de estudos do texto e do discurso, com especial atenção para as questões de estilo. É autora de O estilo nos textos (São Paulo: Contexto, 2009) e A comunicação nos textos (São Paulo: Contexto, 2012), entre outros trabalhos, que incluem capítulos de livros, artigos publicados em periódicos científicos, etc.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Discini, N. (2013). Fronteiras móveis na definição do corpo. Gragoatá, 18(35). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32950