Para além do efeito de circularidade: interpretando as noções de pré-construído e articulação a partir de enunciados idem per idem

Autores

  • Aracy Ernst-Pereira Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Ercília Ana Cazarin Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Marchiori Quevedo Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32963

Palavras-chave:

Pré-construído, Discurso-transverso, Metáfora, Ideologia, Memória

Resumo

A partir da observação da inter-relação entre o funcionamento metafórico e ideológico em enunciados idem per idem − os que realizam a fórmula “X é X” −, discutem-se as noções de pré-construído e discurso transverso, relativas ao interdiscurso, e suas implicações na administração da leitura. Esse funcionamento caracteriza-se pela indefectibilidade do pré-construído e pela relação estabelecida com discursos transversos que explicam tanto o caráter de evidência quanto de deriva dos sentidos. Considera-se também a diferença entre o já-dito e o pré-construído e os efeitos de estranhamento e de invisibilidade decorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aracy Ernst-Pereira, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle. É professor titular da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso) e pesquisadora na área de Análise do Discurso. É autora, entre outros, de O Casaco de Arlequim. Uma reflexão sobre a semântica proposta por Michel Pêcheux, publicado em Estudos da Língua(gem) (Vitória da Conquista Edições, 2005), e do livro Linguagens. Metodologias de ensino e pesquisa, organizado em parceria com V. Leffa, publicado pela EDUCAT/Pelotas, RS (2012).

Ercília Ana Cazarin, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo e pela Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação de Camaquã, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Possui mestrado e doutorado em Letras, na área de Teorias do Texto e do Discurso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso), pesquisadora na área de Análise do Discurso, e professora no Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Publicou os livros Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva (1998) e Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (2005), ambos pela Editora Unijuí. É uma das organizadoras dos livros Ensino e aprendizagem de línguas: língua portuguesa (Ed. Unijuí); Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua (Editora Nova Prova, Porto Alegre); Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias (Editora da UPF, 2011).

Marchiori Quevedo, Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialização em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente é doutorando em Letras pela UCPel. É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso) e pesquisador na área de Análise do Discurso. Professor de ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia. Publicou Análise da prova de redação (vestibular da UFPel 2002) em livro organizado por W. B. Brauner Analisando Provas Interdisciplinares e Dissertativas – Processo Seletivo verão 2002, publicado pela Editora da UFPel (Pelotas, 2004).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Ernst-Pereira, A., Cazarin, E. A., & Quevedo, M. (2013). Para além do efeito de circularidade: interpretando as noções de pré-construído e articulação a partir de enunciados idem per idem. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32963