Uma análise discursiva de sujeitos com gagueira

Autores

  • Nádia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2013n34a32964

Palavras-chave:

Gagueira, Discurso, Formações discursivas

Resumo

Os estudos linguísticos e fonoaudiológicos tomam a gagueira como uma manifestação de algo que se dá no plano do corpo, ora significado como tensão muscular, ora como respiração, produção de fala, ou, ainda, como formação genética, um sujeito, portanto, com uma “doença”. Ao percorrer as discussões teóricas sobre a gagueira, lançou-se um novo olhar sobre ela, sob a ótica discursiva, com possibilidades terapêuticas na mesma abordagem. A partir da teoria e dispositivo analítico da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Pêcheux e desenvolvida por Orlandi e seguidores, pretendeu-se analisar o sujeito que é visto no interdiscurso cristalizado pela sociedade como sujeito-gago: aquele que é portador de uma patologia, inserido em formações discursivo-ideológicas que o fazem mais gago. Operaram-se recortes discursivos de dois sujeitos-gagos em processo de atendimento fonoaudiológico, visto de forma longitudinal. Considerando a regularidade do funcionamento do discurso e ancorando as análises na interdiscursividade, ou seja, nos mecanismos de constituição de sentidos, identificaram-se certas formações discursivas materializadas no discurso dos sujeitos em estudo e que representam possibilidades teóricas e terapêuticas ao estudo da gagueira. Afirma-se, assim, a gagueira como um distúrbio de linguagem, diretamente relacionado às condições de produção, com a indicação de possibilidade terapêutica na mesma perspectiva. A análise discursiva realizada mostrou evidente mudança de posição de sujeito-gago para sujeito- -fluente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fonoaudióloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, Rio de Janeiro), especialista em Patologias da Linguagem (UNICAP), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como coordenadora, professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. É líder, juntamente com a Prof.ª Fátima Vilar de Melo, do grupo de pesquisa do CNPq Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade, tendo como áreas predominantes: Linguística, Letras e Artes. Teve aprovado projeto, como coordenadora, no Edital Universal do CNPq, intitulado Sommercamp: Terapia intensiva da gagueira em adolescentes e adultos no Recife-Pernambuco-Brasil, em que trabalharam também os Professores Jörg Mussman e Maria do Carmo Oliveira, da Universidade de Giessen, Alemanha. É autora, entre outros, de Fonoaudiologia e pedagogia especial em um sistema escolar inclusivo na Alemanha, em parceria com Joerg Mussman, publicado em Educação em Revista (UFMG, 2012).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Azevedo, N. P. da S. G. de. (2013). Uma análise discursiva de sujeitos com gagueira. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.2013n34a32964