Processos, modos e mecanismos da identificação entre o sujeito e a(s) língua(s)

Autores

  • Maria Onice Payer Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32966

Palavras-chave:

identificação, sujeito, ensino, língua materna, discurso

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como objeto de investigação os processos de identificação que envolvem a relação sujeito/ língua(s), seus modos de constituição e seus mecanismos de aparecimento no discurso. São observados sobretudo processos da prática de ensino-aprendizagem de língua materna. Localizamos e descrevemos diferentes modos e mecanismos específicos pelos quais as relações entre o sujeito e a forma material da língua formadas na história funcionam discursivamente, na atualidade, em um nível constitutivo, e se marcam na materialidade da linguagem. O objetivo é precisar o funcionamento dessas identificações de modo a contribuir com o trabalho sobre a linguagem na prática do ensino de língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Onice Payer, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como Pesquisadora no Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Labeurb/Nudecri/Unicamp). É professor titular na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) em Pouso Alegre (MG), onde trabalha no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (CAPES/ MEC) e nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e de Graduação em Letras. Exerceu nesta Universidade a coordenação de Pesquisa da área de Ciências Humanas, e participa de funções administrativas em conselhos diversos. É parecerista da CAPES e FAPESP, Editora da UNB e membro de Conselhos Editoriais de periódicos da Área, em IES públicas e privadas. Coordenou o GT de Análise de Discurso da ANPOLL, no qual atualmente é coordenadora da linha de pesquisa Subjetivação e Processos de Identificação. É membro regular de Associações de Pesquisa. Publicou os livros Memória da Língua. Imigração e Nacionalidade (Ed. Escuta) e Educação Popular e Linguagem (2a. ed., Ed. Unicamp), além de muitos capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e anais de congressos da área. Orienta pesquisas em nível de pós-graduação e graduação. Lidera no CNPq o Grupo de Pesquisa Discurso, Memória e Processos de Subjetivação, trabalhando com a relação Sujeito/Língua(s) e pesquisando sobre a memória discursiva sobretudo em contextos de imigração, a identificação com as línguas, leitura e escrita, mídia e subjetivação na sociedade contemporânea. Atualmente também faz formação em Psicanálise.

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Payer, M. O. (2013). Processos, modos e mecanismos da identificação entre o sujeito e a(s) língua(s). Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32966