A biopolítica dos corpos na sociedade de controle

Autores

  • Regina Baracuhy Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Tânia Augusto Pereira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32974

Palavras-chave:

biopolítica, corpo, controle

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a biopolítica do corpo através dos efeitos de sentidos produzidos pelos mecanismos de saber/poder no discurso do cuidado de si e sobre como os dispositivos disciplinares e de controle agem sobre o corpo apresentado na mídia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Graduação no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no Programa de Pósgraduação em Linguística (PROLING). Desenvolve e orienta pesquisas na área de Análise do Discurso. É autora de livros na área de Análise do Discurso, tais como: Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia (2012). Também é Líder do Grupo de Pesquisa Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), além de orientar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Graduação em Letras Virtual (EAD).

  • Tânia Augusto Pereira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentro da linha de pesquisa Discurso e Sociedade, e mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é professora efetiva no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas no campo da Linguística inseridas na área da Análise do Discurso de linha francesa. É autora, entre outros, do livro Práticas discursivas contemporâneas 2: corpo, identidade e mídia, em parceria com R. Baracuhy et alii, publicado pela editora Marca de Fantasia, em 2012, e de O corpo gordo na revista Veja: uma análise discursiva, publicado na Revista Signum: Estudos da Linguagem (2013).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar