Estudos de Linguagem e ensino

Beatriz Feres, Mariangela Rios de Oliveira, Telma Pereira

Resumo


O artigo apresenta um panorama geral sobre a relação entre estudos de linguagem e ensino no Brasil, demonstrando como os resultados da pesquisa linguística têm subsidiado o ensino de língua materna e mesmo as orientações oficiais para tal atividade em nosso país. Tomando como ponto de partida o volume 2 da Gragoatá, que, em 1997, contemplou como temática O ensino da língua e da literatura, o artigo destaca, neste volume 36, as contribuições mais recentes da linguística para o ensino-aprendizagem de línguas, apresentando ainda uma síntese dos demais artigos que compõem esse número.


Palavras-chave


Language Studies. Teaching. Linguistic. Portuguese.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32980

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


A Gragoatá é uma revista dos Programas de Pós-graduação em Letras da UFF:

Ir para Pós Estudos de Linguagem Ir para Pós Estudos de Literatura


ISSN (impresso) 1413-9073 - de 1996 a 2013
ISSN (online) 2358-4114 - de 2014 em diante


A Gragoatá está indexada nas seguintes bases:

Portal de Periódicos da UFF

Latindex Porbase Google Acadêmico Diadorim Periódicos Capes EZB DOAJ Sumários.Org ErihPlus


Licença Creative Commons
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.