Conectores de oposição: reflexões e propostas para o ensino

Autores

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32982

Palavras-chave:

Conexão. Interpretação. Produção textual.

Resumo

Estudo reflexivo e produtivo dos conectores de oposição em português, com o objetivo de sensibilizar os alunos interpretantes para a importância de seu papel  semântico-argumentativo e pragmático em diferentes gêneros textuais. Tal enfoque possibilita oferecer uma visão discursiva dos conectores em língua portuguesa, o que pode contribuir para uma melhora significativa do processo de leitura e de produção textual.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, UFRJ

Professor Associado da UFRJ, possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e atua principalmente nas seguintes áreas: linguística do texto, língua e ensino, discurso e ensino, análise do discurso, semântica lexical e discursiva. Fez Pós-Doutorado em Análise do discurso, na Universidade Paris XIII com a supervisão de Patrick Charaudeau. Coordena o Laboratório de pesquisa do CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso) com pesquisadores da UFRJ, UFF e UERJ, desenvolvendo Projeto sobre Modalização e Enunciação no discurso midiático e literário”.

 

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Pauliukonis, M. A. L. (2014). Conectores de oposição: reflexões e propostas para o ensino. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32982

Edição

Seção

Artigos de Linguagem