Conectores de oposição: reflexões e propostas para o ensino

Autores

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32982

Palavras-chave:

Conexão. Interpretação. Produção textual.

Resumo

Estudo reflexivo e produtivo dos conectores de oposição em português, com o objetivo de sensibilizar os alunos interpretantes para a importância de seu papel  semântico-argumentativo e pragmático em diferentes gêneros textuais. Tal enfoque possibilita oferecer uma visão discursiva dos conectores em língua portuguesa, o que pode contribuir para uma melhora significativa do processo de leitura e de produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, UFRJ

Professor Associado da UFRJ, possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e atua principalmente nas seguintes áreas: linguística do texto, língua e ensino, discurso e ensino, análise do discurso, semântica lexical e discursiva. Fez Pós-Doutorado em Análise do discurso, na Universidade Paris XIII com a supervisão de Patrick Charaudeau. Coordena o Laboratório de pesquisa do CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso) com pesquisadores da UFRJ, UFF e UERJ, desenvolvendo Projeto sobre Modalização e Enunciação no discurso midiático e literário”.

 

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Pauliukonis, M. A. L. (2014). Conectores de oposição: reflexões e propostas para o ensino. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32982

Edição

Seção

Artigos de Linguagem