Referenciação e ensino: panorama teórico e sugestões de abordagem de leitura

Autores

  • Leonor Werneck UFRJ
  • Manuela Colamarco

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32983

Palavras-chave:

Referenciação. Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros textuais.

Resumo

Neste artigo, traçamos um panorama teórico dos estudos de referenciação, considerado como um processo sociocognitivo de construção de sentidos, seguindo os estudos atuais de Linguística de Texto, conforme Mondada e Dubois (2003), Koch (2014), Cavalcante (2011), Cavalcante e Santos (2012), dentre outros autores. Visando a colaborar para o ensino de língua portuguesa, sugerimos análises de dois gêneros textuais frequentemente abordados nos anos finais do ensino fundamental: fábula e conto de terror. Nossa proposta de análise inclui sugestão de atividades que destacam as estratégias referenciais utilizadas nesses textos, considerando-as constitutivas dos gêneros em que ocorrem. Pretendemos demonstrar, com essa abordagem, como é possível articular pesquisas recentes em Linguística de Texto ao ensino de aspectos gramaticais e textuais-discursivos, como propõem os PCN.

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Biografia do Autor

Leonor Werneck, UFRJ

Graduação em Português-Literaturas (UFRJ-1989), Mestrado (UFRJ-1994) e Doutorado (UFRJ-2001) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Pedro II, rede municipal e particular do Rio de Janeiro). Desde 1995, atua como docente de Língua Portuguesa da UFRJ (Faculdade de Letras) e atualmente é Prof. Associado II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Presidente da Assel-Rio, no biênio 2008-2009. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Júri do Prêmio Anual da FNLIJ. Estágio de Pós-Doutoramento sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Cavalcante/UFC (abril/2013-janeiro/2014), com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq. www.leonorwerneck.com

Manuela Colamarco

É formada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta mesma instituição formou-se Mestre em 2009, apresentando a dissertação A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES EM ATOS DE FALA NO PORTUGUÊS DO BRASIL: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO e, atualmente, cursa o Doutorado também na área de Língua Portuguesa do Programa de Letras Vernáculas. Durante a graduação, participou do projeto Projeto Atlas Lingüístico do Brasil - Rio de Janeiro , sob a coordenação da Professora Doutora Claudia de Souza Cunha. Também foi bolsista CNPq-PIBIC, sendo orientada pelo Professor Doutor João Antônio de Moraes. No mestrado, fez parte dos projetos Análises acústicas do português e Métodos Estatísticos no Tratamento de Dados Linguísticos , coordenados pelos Professores Doutores João Antônio de Moraes e Gastão Coelho Gomes, em respectivo e foi bolsista nota 10 da FAPERJ. Hoje é bolsista CAPES e desenvolve a pesquisa REFERENCIAÇÃO, IDEOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NAS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO, integrando o projeto "Referenciação: concepções teóricas e aplicações pedagógicas", sob orientação da Professora Doutora Leonor Werneck dos Santos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística de Texto e ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2014-07-23

Como Citar

Werneck, L., & Colamarco, M. (2014). Referenciação e ensino: panorama teórico e sugestões de abordagem de leitura. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32983

Edição

Seção

Artigos de Linguagem