Referenciação e ensino: panorama teórico e sugestões de abordagem de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32983Palavras-chave:
Referenciação. Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros textuais.Resumo
Neste artigo, traçamos um panorama teórico dos estudos de referenciação, considerado como um processo sociocognitivo de construção de sentidos, seguindo os estudos atuais de Linguística de Texto, conforme Mondada e Dubois (2003), Koch (2014), Cavalcante (2011), Cavalcante e Santos (2012), dentre outros autores. Visando a colaborar para o ensino de língua portuguesa, sugerimos análises de dois gêneros textuais frequentemente abordados nos anos finais do ensino fundamental: fábula e conto de terror. Nossa proposta de análise inclui sugestão de atividades que destacam as estratégias referenciais utilizadas nesses textos, considerando-as constitutivas dos gêneros em que ocorrem. Pretendemos demonstrar, com essa abordagem, como é possível articular pesquisas recentes em Linguística de Texto ao ensino de aspectos gramaticais e textuais-discursivos, como propõem os PCN.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.