Desafios para a área da linguagem

Autores

  • Maria Teresa Tedesco UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32984

Palavras-chave:

Linguagem. Ensino. Diversidade textual. Desenvolvimento de proficências.

Resumo

Considerando os índices alarmantes em relação ao desenvolvimento da proficiência dos estudantes brasileiros, que exemplificam o fracasso educacional do Brasil, propomo-nos a uma reflexão acerca da importância da linguagem para a formação básica do estudante. Postula-se que dominar a linguagem significa estar mais preparado para interagir com outras pessoas, o que implica ter a possibilidade de influenciar no  modo de agir e pensar do outro. Na perspectiva de base (sócio) cognitivista, acredita-se  em um processo educacional que interpreta os indivíduos como sujeitos sociais, que não são prontos, mas se (re) constroem discursivamente. Por isso, a escola tem função primordial de ampliar o domínio linguístico do aluno, para que seja capaz de participar ativamente da sociedade em que está inserido.  A consequência  dessa concepção é  o entendimento  de que a diversidade textual  em suas diferentes organizações e finalidades se constitui no grande objeto de estudos  da sala de aula para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da análise discursiva.  A linguagem, nessa perspectiva, é o grande patrimônio linguístico que deve ser explorado não, apenas, nas aulas de língua materna, mas em todas as disciplinas, incentivando o caráter científico, tributo da área dos estudos linguísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Tedesco, UERJ

Graduada em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1992 e 2002, respectivamente). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenadora do Mestrado em Língua Portuguesa (2009) da UERJ, vem atuando na formação de professores do ensino básico. Foi Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu e Coordenadora de Graduação da Faculdade CCAA (2007 a julho de 2010). Sua experiência acadêmica está centrada nas áreas de Letras e Educação, na macro área de linguagem, códigos e suas tecnologias. Atua principalmente na elaboração e coordenação de processos avalistas em larga escala, em bancas examinadoras de diversos processos seletivos.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Tedesco, M. T. (2014). Desafios para a área da linguagem. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32984

Edição

Seção

Artigos de Linguagem