Linguística funcional centrada no uso e ensino de português
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32985Palavras-chave:
Linguística funcional. Análise linguística. Ensino de língua portuguesa.Resumo
Discutimos, neste trabalho, as abordagens tradicional e funcionalista ao ensino de língua materna. Enfatizamos, em particular, possibilidades/alternativas que esta última oferece para o tratamento de fenômenos linguísticos, foco das atividades de análise linguística desenvolvidas na educação básica, como é o caso da transitividade, das estratégias de relativização e das formas de intensificação. Tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e como aporte teórico a Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Martelotta (2011), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.