Linguística funcional centrada no uso e ensino de português

Autores

  • Maria Angélica Furtado da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Romerito Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32985

Palavras-chave:

Linguística funcional. Análise linguística. Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Discutimos, neste trabalho, as abordagens tradicional e funcionalista ao ensino de língua materna. Enfatizamos, em particular, possibilidades/alternativas que esta última oferece para o tratamento de fenômenos linguísticos, foco das atividades de análise linguística desenvolvidas na educação básica, como é o caso da transitividade, das estratégias de relativização e das formas de intensificação. Tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e como aporte teórico a Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Martelotta (2011), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Furtado da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1978) e bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975/6). Fez dois estágios de pós-doutorado na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, transitividade, gramática de construções, estrutura argumental e ensino de gramática.

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas (1999), possui Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela UFRN. Atualmente, é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Câmpus de Natal, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, desenvolve pesquisas e orienta trabalhos contemplando os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, funcionalismo, adjetivos, orações adjetivas, estratégias de relativização, transitividade e estrutura argumental.

José Romerito Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - (1981), graduação em Pedagogia pela UFRN (1990), mestrado em Estudos da Linguagem, área de concentração em Linguística aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL/Letras -, UFRN (2000) e doutorado em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) pelo PPgEL/UFRN (2008). É professor adjunto da UFRN, ministrando disciplinas de graduação na Escola de Ciências e Tecnologia e de pós-graduação no PPgEL. Atualmente, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso & Gramática, do PPgEL, desenvolvendo pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitivo-Funcional.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

da Cunha, M. A. F., Bispo, E. B., & Silva, J. R. (2014). Linguística funcional centrada no uso e ensino de português. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32985

Edição

Seção

Artigos de Linguagem