Produção escrita e desenvolvimento da atividade linguageira “relatar”: uma experiência com alunos universitários por meio da plataforma Moodle

Autores

  • Eliane Gouvêa Lousada USP
  • Raquel Amorim

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32986

Palavras-chave:

Produção escrita. Atividade linguageira. Gênero textual.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a produção escrita de alunos universitários implicados no aprendizado do francês como língua estrangeira, tendo em vista o lugar privilegiado da escrita como instrumento de desenvolvimento das capacidades de linguagem. Para tanto, a pesquisa baseia-se no quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), conforme os estudos de Bronckart (1999, 2006, 2008), principalmente no tocante à utilização dos gêneros textuais como meio de aceder ao ensino-aprendizagem das línguas (Schneuwly; Dolz, 2004). O estudo consistiu na análise de produções escritas de alunos do segundo semestre da disciplina de Língua Francesa, através do modelo de análise de textos do ISD, contemplando o contexto de produção e a arquitetura textual. Os textos produzidos pelos alunos foram analisados de modo a traçar seu itinerário de aprendizagem e assim identificar como os aprendizes se relacionam com os diferentes papeis sociais que ocupam a cada situação, além de verificar como tais condições refletem na apropriação das capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas). Os resultados apontam para a pertinência dessa abordagem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem e, portanto, da aprendizagem da escrita em francês.

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Biografia do Autor

Eliane Gouvêa Lousada, USP

Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), do grupo LAF (Universidade de Genebra) e é líder do grupo ALTER-AGE. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do francês e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, elaboração de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é co-autora de livros didáticos em inglês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos discursos, sobretudo os que são produzidos em situação de trabalho educacional .

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Publicado

2014-07-23

Como Citar

Lousada, E. G., & Amorim, R. (2014). Produção escrita e desenvolvimento da atividade linguageira “relatar”: uma experiência com alunos universitários por meio da plataforma Moodle. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32986

Edição

Seção

Artigos de Linguagem