LITERATURA E ENSINO: UM TEMA E SEUS PROBLEMAS

Autores

  • Claudete Daflon UFF
  • Silvio Renato Jorge UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32991

Palavras-chave:

literatura, ensino, leitura

Resumo

Este artigo introdutório tem por objetivo iluminar o tema proposto para o número atual da revista Gragoatá. Desenvolve uma análise do lugar da literatura como disciplina e de suas relações com o ensino. Para tanto, discute a diversidade de abordagens analíticas e a forma como o tema tem sido tratado pelas instituições brasileiras e por nossos pesquisadores. Além disso, observa de forma crítica publicações destinadas ao ensino escolar brasileiro e, por fim, descreve sucintamente os artigos que compõem o periódico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Daflon, UFF

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. Líder do Grupo de Pesquisa Caminhos da Literatura Brasileira, possui experiência na área de Letras e em esnino, com ênfase em Literatura Brasileira, com trabalhos desenvolvidos sobre temas com: literatura, ciência, viagem, formação intelectual, educação, interdisciplinaridade e arte.

Silvio Renato Jorge, UFF

É Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-colonialismo, fronteiras e deslocamentos culturais, identidade cultural, memória. Suas pesquisas enfatizam, sobretudo, o estudo da narrativa contemporânea produzida em língua portuguesa. Desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq e pela FAPERJ. Foi Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesaquisa em Letras e Linguística, para o biênio 2010 - 2012, e presidiu a ABRAPLIP - Associação Nacional de Professores de Literatura Portuguesa no biênio 2003 - 2005. É consultor ad-hoc de CAPES, CNPq e FAPERJ.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Daflon, C., & Jorge, S. R. (2014). LITERATURA E ENSINO: UM TEMA E SEUS PROBLEMAS. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32991

Edição

Seção

Artigos de Literatura