LEITURAS BRASILEIRAS PARA CRIANÇAS E JOVENS: ENTRE O LEITOR, A ESCOLA E O MERCADO

Autores

  • Regina Zilberman UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32994

Palavras-chave:

Literatura infantil, leitura, mercado do livro

Resumo

Os primeiros livros brasileiros dirigidos ao público infantojuvenil foram publicados no começo do século XIX, com intuito didático. A autonomia dessa produção materializa-se com Monteiro Lobato, a partir de 1920, época também de crescimento econômico e social. Desde então, expande-se a literatura infantil brasileira, em decorrência do aumento do mercado consumidor, adoção de políticas de estímulo à leitura, aquisição e distribuição de livros pelo governo, planos curriculares centralizados em temas transversais de interesse coletivo. O consumo de obras literárias é, pois, induzido pelos mecanismos do Estado e da escola. Não significa que estejam ausentes a produção espontânea, escolhida diretamente pelo público leitor, ou a criatividade. A literatura brasileira infantojuvenil, ao longo de sua história, exemplifica características do gênero em que se inscreve, como a relação entre as preferências do público leitor e as direções do mercado escolar, as possibilidades de criar para além do suporte impresso, a interação com outros meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Zilberman, UFRGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Romanistica - Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1976), e pós-doutorado no University College (Inglaterra) (1980-1981) e Brown University (EUA) (1986-1987). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Lecionou entre 2007 e 2010 na Faculdade Porto-Alegrense e, em 2010, no Centro Universitário Ritter dos Reis. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Zilberman, R. (2014). LEITURAS BRASILEIRAS PARA CRIANÇAS E JOVENS: ENTRE O LEITOR, A ESCOLA E O MERCADO. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32994

Edição

Seção

Artigos de Literatura