ALGUNS CONCEITOS DA TEORIA BAKHTINIANA DO DISCURSO E O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Mayra Pinto Faculdade de Educação - USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32999

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Dialogismo, Enunciado concreto

Resumo

Este artigo - parte do projeto de pós-doutorado Uma abordagem teórico-metodológica bakhtiniana do acervo literário do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2013 para o ensino médio – procura demonstrar a pertinência de alguns conceitos da teoria bakhtiniana do discurso para o ensino de literatura. No trabalho com literatura em sala de aula, se quisermos enfrentar os males da sua escolarização inadequada (SOARES, 2011, p.?), é importante compreender conceitos como dialogismo, que contribui para abordar as diferentes camadas estilísticas e axiológicas próprias dos discursos artísticos em geral, não só do literário. Trabalhar didaticamente com a noção da “construção dialógica” do discurso literário significa poder formar um leitor que percebe os matizes polissêmicos do texto, que pode construir interpretações sobre ele de acordo com sua visão de mundo e seus conhecimentos, que pode fazer com certa segurança apreciações “estéticas e/ou afetivas” e elaborar “apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos” (ROJO, 2004, p.?). Sob a perspectiva bakhtiniana, entende-se que a comunicação se dá por meio do enunciado concreto que compreende duas partes: a parte percebida ou realizada em palavras e a parte presumida – o horizonte espacial e ideacional compartilhado pelos falantes; sua característica distintiva é que estabelece uma miríade de conexões com o contexto extraverbal da vida (BAKHTIN; VOLOSHINOV, 1976, p.?). A compreensão do conceito de enunciado concreto contribui para que o professor perceba a questão da ideologia sob o ponto de vista bakhtiniano – tudo o que envolve a visão de mundo e sua escala de valor. Essa noção permite perceber os valores, positivos e negativos, que atravessam todos os discursos e os constituem como discursos das mais diferentes vozes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Pinto, Faculdade de Educação - USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Possui graduação em Letras - Português/Russo (1991), Licenciatura Plena em Letras - Português (1994) e mestrado em Educação (2001) pela Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado (USP). Participa como membro-estudante do GP / CNPq / USP Grupo de Estudos do Discurso da USP -GEDUSP (www. gedusp.org). É autora de coleções didáticas de Português para os anos finais do Ensino Fundamental e de Noel Rosa: o humor na canção. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na Educação Superior, formação de professores de língua portuguesa e literatura brasileira, análise, edição e produção de materiais didáticos de língua portuguesa e literatura brasileira para o Ensino Básico.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Pinto, M. (2014). ALGUNS CONCEITOS DA TEORIA BAKHTINIANA DO DISCURSO E O ENSINO DE LITERATURA. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32999

Edição

Seção

Artigos de Literatura