Crônicas da França equinocial: imaginários dos religiosos franceses na Amazônia oriental no século dezessete

Autores

  • José Guilherme dos Santos Fernandes Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33008

Palavras-chave:

imaginário, França Equinocial, Amazônia oriental, narrativas, interculturalidade

Resumo

Este artigo se propõe a tratar dos imaginários, e suas representações narrativas e imagéticas, transplantados na colonização da Amazônia brasileira no decorrer do século XVII utilizados pelos religiosos franceses e portugueses, em suas crônicas, a fim de traduzir para o Velho Mundo as paisagens e os costumes e aparências dos nativos americanos. Em particular, apresentaremos os relatos dos padres capuchos acerca do Maranhão, mediante a construção de um imaginário paradi­síaco do território, mas que apresentava uma po­pulação selvagem que necessitava de um messias para conduzi-la à verdade e a Deus. Utilizaremos as obras de Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux na exegese, pois estes foram religiosos que pro­duziram crônicas mais significativas sobre a presença dos colonizadores na Amazônia Oriental no período. Para a análise dos textos utilizaremos referências da narratologia, da análise do discurso e dos estudos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Guilherme dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui mestrado em Letras/Teoria Literária pela UFPA(1998) e dou­torado em Letras/Literatura Brasileira pela UFPB(2004). É professor associado da Universidade Federal do Pará, atuando no Curso de Mestrado em Letras e na Faculdade de Letras. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA). Atua nas seguintes áreas: narratologia, cultura popular, estudos da oralidade, estudos de literatura da Amazônia. Publicou, em 2007, o livro O boi de máscaras: festa, trabalho e memória na cultura popular do Boi Tinga de São Caetano de Odivelas, Pará e em 2011 Pés que andam, pés que dançam: memória, identidade e região cultural na esmolação e marujada de São Benedito em Bragança (PA). Em 2010, foi contemplado com o Edital Funarte de Bolsa de Reflexão Crítica em Culturas Populares e Tradicionais.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Fernandes, J. G. dos S. (2012). Crônicas da França equinocial: imaginários dos religiosos franceses na Amazônia oriental no século dezessete. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33008

Edição

Seção

Artigos de Literatura