Duas fábulas de cidade: configurações do espaço urbano em Bernardo Carvalho e João Cabral de Melo Neto

Autores

  • Diana Junkes Martha Toneto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33017

Palavras-chave:

Bernardo Carvalho, “O Arquiteto”, narrativa contemporânea, influência, vestígios, João Cabral de Melo Neto

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre as figurativizações contem­porâneas da cidade a partir, especificamente, da leitura do conto “O arquiteto: um homem e uma mulher a caminho da polícia”, de Bernardo Carvalho (2004). Nesse conto, o escritor retoma o tema da cidade, seguindo uma tradição de textos da modernidade, desde Poe e Baudelaire, fazendo uníssono às representações da urbe verificadas em vários contos, romances e poemas brasileiros contemporâneos, mas recriando também, na corporalidade da sua escritura, densa e intensa, veloz e, em certa medida, agônica, os projetos utópicos das cidades ideais renascentistas, o que acentua o questionamento das utopias no con­texto contemporâneo. Para ampliar a discussão proposta, pretende-se contrapor trechos do conto de Bernardo Carvalho a poemas de João Cabral de Melo Neto, estabelecendo, extensivamente, alguns parâmetros para a reflexão acerca da influência em certa vertente da literatura contemporânea, cujo epicentro se configura, de acordo com a leitura aqui proposta, menos pela supremacia do novo do que por uma estética das rasuras na origem, dos rastros e dos lastros que a reinvenção do cânone possibilita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Junkes Martha Toneto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Câmpus de São José do Rio Pre­to). Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos de Poesia e Cultura (GEPOC - UNESP/SJRP), do Grupo CASA – Cadernos de Semióti­ca Aplicada (UNESP/Araraquara). Publica regularmente em perió­dicos de seletiva política editorial, entre os quais, citam-se: Revista Itinerários, Revista da ANPOLL, Revista ALFA, Revista de Letras, Revista Todas as Letras, Revista Via Atlântica; além de capítulos de livros e outras produções bibliográficas, destacando-se livro sobre o poema A Máquina do Mundo Repensada, de Haroldo de Campos, fruto de sua pesquisa de doutorado, a ser publicado pela Editora da UNESP em 2013. Sua pesquisa está voltada para estudos da literatura brasileira contemporânea, sobretudo poesia, e cultura.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Toneto, D. J. M. (2012). Duas fábulas de cidade: configurações do espaço urbano em Bernardo Carvalho e João Cabral de Melo Neto. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33017

Edição

Seção

Artigos de Literatura