Política e planificação linguística: conceitos, terminologias e intervenções no Brasil

Autores

  • Mônica Maria Guimarães Savedra Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Xoán Carlos Lagares Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33029

Resumo

Artigo de abertura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Guimarães Savedra, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na área de política e planificação linguistica na Universidade de Duisburg-Essen. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, desenvolve pesquisas e orienta na área de sociolinguística, línguas e culturas em contato, com especial atenção para línguas de imigrantes no Brasil, no âmbito da temática de bilingüismo/ bilingualidade, pluricentrismo, plurilingusmo e estudos interculturais. Também atua no ensino de DaF (Alemão como língua estrangeira), bem como na formação de professores de línguas. Organizou o livro Sociolinguistica no Brasil: uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato (2009). Publicou O desenvolvimento da língua alemã âmbito de sua Sprachpolitik e de sua Sprachenpolitik atual (2011); Estudos e pesquisas em sociolinguistica no contexto plurilíngue do Brasil (2010); O português no Mercosul (2009). E, em colaboração, Língua, Cultura e construção da identidade teuto-brasileira/ brasileira-alemã nosul do Brasil (2012); Das Pommerische in Espírito Santo: Ergebnisse una Perspektiven einer soziolinguistichen Studie (2011); Ostereier são ovinhos de Páscoa? Questões de interculturalidade no ensino da língua alemã como DaZ (2010).

Xoán Carlos Lagares, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Letras pela Universidade da Coruña. Professor adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação em Letras Português/Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, do qual é vice-coordenador. A sua pesquisa desenvolve-se no âmbito da linguística histórica, da história social das línguas ibéricas e das políticas linguísticas. Publicou E por esto fez este cantar (2000) e O xénero gramatical en galego (2006) e co-organizou as coletânea Políticas da norma e conflitos linguísticos (2011) e Galego e Português Brasileiro: história, variação e mudança (2012).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Savedra, M. M. G., & Lagares, X. C. (2012). Política e planificação linguística: conceitos, terminologias e intervenções no Brasil. Gragoatá, 17(32). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33029

Edição

Seção

Artigos de Linguagem