Uma política pública e participativa para as línguas brasileiras: sobre a regulamentação e a implementação do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL)

Autores

  • Rosângela Morello Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33030

Palavras-chave:

línguas brasileiras, inventário, di versidade linguística, política linguística, gestão de línguas

Resumo

Este texto aborda a primeira política linguística brasileira pública de abrangência nacional, instituída pelo Decreto federal no. 7.387, de 09 de dezembro de 2010: o Inventário Nacional da Diversidade Linguística Brasileira (INDL). Trazendo um histórico dos trabalhos que precederam ao Decreto, discutiremos na sequência, algumas prerrogativas para sua regulamentação e implementação, em especial, a que prevê a participação das comunidades linguísticas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Morello, Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com estágio em Doutorado Sanduíche na Université Paris VII (1997-1998). Cursou Mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1995), e Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1985). Atualmente é Coordenadora Geral do IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFSC). Coordena o Projeto de Pesquisa Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF), com apoio da CAPES (Edital 038/2010) e desenvolvido em parceria com pesquisadores e professores de universidades públicas federais, escolas de ensino fundamental na fronteira e alunos de graduação e pós-graduação. Responsável pelo Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbyá (IPHAN/MinC/CFDD/MJ) para formulação do Inventário Nacional da Diversidade Linguística.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Morello, R. (2012). Uma política pública e participativa para as línguas brasileiras: sobre a regulamentação e a implementação do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Gragoatá, 17(32). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33030

Edição

Seção

Artigos de Linguagem