Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa

Autores

  • Cláudia Roncarati (in memorium)
  • Diego Barbosa da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Letícia Cao Ponso Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2012n32a33033

Palavras-chave:

língua portuguesa, variedade linguística, lusofonia, sociometria

Resumo

A sociometria, isto é, os estudos que visam elaborar rankings e hierarquias entre as línguas, é abordada de maneira crítica neste artigo, a partir de dois problemas envolvendo a língua portuguesa. O primeiro refere-se à defesa da lusofonia frente às demais línguas e fonias, numa tentativa de manter uma unidade linguística entre os países de língua oficial portuguesa. O segundo alude-se à assimetria existente, mas por vezes intencionalmente ignorada entre as variedades do português. Como tema polêmico, as pesquisas sociométricas apresentam grande divergência tanto quanto de critérios de medição quanto de intenções dos autores que motivam e direcionam esses estudos. Desse modo, elas alimentam uma competição que não encontra fundamentos linguísticos, mas que atende muito bem aos interesses políticos, sociais, ideológicos e econômicos dos Estados ao mesmo tempo em que apaga a afirmação da diversidade e da heterogeneidade. É neste contexto em que se insere a ainda frágil ideia de lusofonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Roncarati, (in memorium)

Doutora em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela University of California, Santa Barbara (1994-1995). Pós-Doutorado, sob a supervisão de Ataliba Teixeira de Castilho (IEL-UNICAMP, 2009-2010). Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora junto ao PEUL (Programa de Estudos sobre os Usos da Língua, UFRJ/ UFF/UnB). Pesquisadora I do CNPq. Presidente da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP), gestão 2007-2010.

Diego Barbosa da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Relações Internacionais Contemporâneas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Letras/Linguística (UERJ) e Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha no Arquivo Nacional, onde é um dos responsáveis pela supervisão da indexação do acervo documental. Seu último trabalho publicado foi Política Lingüística en África: del pasado colonial al futuro global (2011) na Revista Estudios de Ásia y África (México). Desenvolve pesquisas transdisciplinares envolvendo análise do discurso, política linguística e relações internacionais. E-mail: vsjd@uol.com.br.

Letícia Cao Ponso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, com bolsa CAPES. Seus centros de interesse estão direcionados para a área de Sociolinguística e Dialetologia, abrangendo bilinguismo e contato linguístico, multilinguismo, políticas linguísticas e identidade. Seu atual projeto de pesquisa examina representações sociais sobre a língua portuguesa em contato com as línguas autóctones moçambicanas. E-mail: lecapon@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Roncarati, C., Silva, D. B. da, & Ponso, L. C. (2012). Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, 17(32). https://doi.org/10.22409/gragoata.2012n32a33033

Edição

Seção

Artigos de Linguagem