O teatro das quimeras: um estudo das fronteiras entre o homem e o animal na obra de Valère Novarina

Autores

  • Milla Benício Ribeiro de Almeida UNISALLE (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33057

Palavras-chave:

Novarina, representação, teatro, animalidade, metafísica

Resumo

O presente artigo dedica-se à reflexão proposta por Valère Novarina sobre os limites do homem, compreendendo seu teatro como uma encenação da linguagem, e, portanto do humano, com metáforas densas, criadas sob a “máscara do animal”, que se prestam à constituição do conflito entre homem e mundo. Encenar a animalidade, nesse contexto, não significa, pois, tornar o palco lugar da imitação ou da representação, mas antes um espaço para questioná-las. Novarina revê, destarte, toda uma tradição metafísica, presente no teatro, mas também no pensamento. Propomo-nos, assim, a percorrer esse mesmo caminho, se quisermos compreender a amplitude da escrita novariniana e suas implicações poéticas e filosóficas. O animal do tempo é a obra que elegemos para fazer convergir uma tal análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milla Benício Ribeiro de Almeida, UNISALLE (RJ)

É doutoranda em Comunicação e Cultura (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no curso de Direito da Unilasalle-RJ.

 

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Almeida, M. B. R. de. (2011). O teatro das quimeras: um estudo das fronteiras entre o homem e o animal na obra de Valère Novarina. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33057

Edição

Seção

Artigos de Literatura