Política e produção de subjetividades: música e literatura

Autores

  • Pedro Dolabela Chagas UERJ/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33060

Palavras-chave:

literatura, música, política, subjetividade, experiência estética

Resumo

O artigo versa sobre as condições contemporâneas da relação entre política e produção de subjetividade na música e na literatura, sob dois ângulos precisos: 1) as diferenças entre os tipos de experiência estética que as duas artes favorecem; 2) a atualização destas experiências nas condições atuais de disseminação social da arte. A partir da contribuição de autores dos Estudos Literários (Zumthor, Iser, Gumbrecht) e da filosofia (Deleuze, Guattari, Lipovetski), entre outros campos, debate-se o contraste entre a sensorialidade da música e o estímulo da literatura à interpretação, depreendendo-se dele 1) as razões das diferenças entre a disseminação social de uma e de outra; 2) as diferenças entre a música e a literatura como instâncias de produção de subjetividade. Neste último item, descreve-se a música como uma força que subjetiva o indivíduo ao “arrastá-lo” (à revelia do seu controle consciente) a uma posição diferenciada, ao passo que a literatura estimula a vivência de realidades alternativas ao cotidiano vivido. Na afirmação da legitimidade destes dois processos de subjetivação, resgata-se a experiência estética sensorial da crítica moral a que ela foi historicamente submetida, ao delimitar-se, para ela assim como para a experiência de cunho interpretativo, lugares politicamente produtivos dentro das condições atuais (democráticas) de circulação de informação. Como objetivo geral, almeja-se, a partir da comparação de cunho tipológico entre as duas artes, o estabelecimento de um referencial analítico descritivo para a observação das suas presenças e posições relativas na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Dolabela Chagas, UERJ/UFMG

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ, 2007) e em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2010). Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em epistemologia do pensamento estético, teoria literária, literatura brasileira e norte-americana.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Chagas, P. D. (2011). Política e produção de subjetividades: música e literatura. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33060

Edição

Seção

Artigos de Literatura