"Piazza del Popolo" o el tono del desterrado
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33063Palavras-chave:
Jaime Gil de Biedma, desterro espanhol de 1939, poesia, exílioResumo
O artigo discute as relações entre a poesia de Jaime Gil de Biedma, poeta espanhol que pertence à denominada Geração de 1950 e a configuração do êxodo e do desterro dos espanhóis republicanos em 1939. Para empreender a discussão, o texto se centra no poema “Piazza del Poppolo” e busca compreender a produção de poemas sociais de Gil de Biedma sob uma ótica que não se limita a percebê- los pela via do panfletário ou do poema político ruim, mas como uma escritura que transcende um projeto estético-político para estabelecer-se, fundamentalmente, como uma proposta solidária e estética, que vai além das proposições teóricas e partidárias e que instaura uma nova visão do que seria um poema vinculado a um programa social: um poema capaz de articular arte e compromisso sem perder-se no mar de verbos panfletários, capaz de conjugar testemunho, solidariedade e estética.
---
Artigo em Espanhol
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.