"Piazza del Popolo" o el tono del desterrado

Autores

  • Margareth dos Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33063

Palavras-chave:

Jaime Gil de Biedma, desterro espanhol de 1939, poesia, exílio

Resumo

O artigo discute as relações entre a poesia de Jaime Gil de Biedma, poeta espanhol que pertence à denominada Geração de 1950 e a configuração do êxodo e do desterro dos espanhóis republicanos em 1939. Para empreender a discussão, o texto se centra no poema “Piazza del Poppolo” e busca compreender a produção de poemas sociais de Gil de Biedma sob uma ótica que não se limita a percebê- los pela via do panfletário ou do poema político ruim, mas como uma escritura que transcende um projeto estético-político para estabelecer-se, fundamentalmente, como uma proposta solidária e estética, que vai além das proposições teóricas e partidárias e que instaura uma nova visão do que seria um poema vinculado a um programa social: um poema capaz de articular arte e compromisso sem perder-se no mar de verbos panfletários, capaz de conjugar testemunho, solidariedade e estética.

---

Artigo em Espanhol

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth dos Santos, USP

Doutora em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (USP, 2006). Atualmente é professora, em regime RDIDP, da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Goya, literatura espanhola pós-guerra, Tiempo de silencio, cinema espanhol e caprichos, desastres da guerra. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa relacionado à poesia da geração dos anos 1950, Espanha.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Santos, M. dos. (2011). "Piazza del Popolo" o el tono del desterrado. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33063

Edição

Seção

Artigos de Literatura