Diálogos e "Tombeaux": H. de Campos, N. Perlongher e S. Sarduy

Autores

  • Antonio Andrade UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33064

Palavras-chave:

diálogo, poesia, concretismo, neobarroco

Resumo

Este artigo, seguindo a linha dos estudos de literatura comparada, propõe-se a discutir o diálogo intertextual que o escritor brasileiro Haroldo de Campos estabeleceu com o autor argentino Néstor Perlongher e o cubano Severo Sarduy. Para isso, realiza-se uma reflexão sobre o uso recorrente da tipologia do “poema-tombeau” dentro da produção poética haroldiana, a fim de investigar sua relação com a questão da morte e da alegoria, bem como a produtividade das noções de herança, tributo e homenagem, nos estudos de lírica moderna e contemporânea. Esta pesquisa preliminar pretende trazer à baila algumas questões pertinentes para se repensar o desenvolvimento da estética neobarroca, no contexto amplo da América Latina, a partir justamente dos cruzamentos interculturais motivados por interessantes dimensões que as “políticas da amizade” são capazes de alcançar na atualidade, propiciando intercâmbios entre poetas de diferentes procedências e inter-relacionando distintas estratégias formais e problemáticas sócio-históricas em pauta, sobretudo, no cenário das últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Andrade, UFRJ

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua tese de doutorado em Literatura Comparada, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF), intitula-se “Por uma comunidade desejante: um estudo sobre Néstor Perlongher e Severo Sarduy”. Já publicou diversos artigos sobre poesia contemporânea brasileira e hispano-americana. Suas pesquisas enfocam, particularmente, as relações entre concretismo e neobarroco. Recentemente, tem se dedicado a investigar as interfaces entre o processo de letramento literário e a formação de professores de língua materna e estrangeira.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Andrade, A. (2011). Diálogos e "Tombeaux": H. de Campos, N. Perlongher e S. Sarduy. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33064

Edição

Seção

Artigos de Literatura