Teorias de texto e de discurso: inconciliáveis?
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33071Palavras-chave:
controvérsia, discurso, texto, referenciaçãoResumo
O trabalho parte da constatação de que não há, praticamente, debates ou polêmicas na academia brasileira, pelo menos na área de estudos da linguagem. Depois de expor a tese de Dascal sobre a relevância das controvérsias, concentra-se na distinção entre os estudos de texto e de discurso, que eventualmente são aproximados, pelo menos pela ocorrência de certos termos, especialmente “discurso”. Apresenta as diferenças fundamentais em relação a determinadas questões (sujeito, leitura, multissemiose) e concentra-se nas diferentes concepções sobre um tema que os estudos de texto tornaram corrente no Brasil, a referenciação. A tese é que as soluções da análise do discurso e dos estudos de texto são incompatíveis e que temas como este deveriam ser explicitamente debatidos, como se se tratasse de “descobrir” efetivamente a melhor solução.
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