Teorias de texto e de discurso: inconciliáveis?

Autores

  • Sírio Possenti Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33071

Palavras-chave:

controvérsia, discurso, texto, referenciação

Resumo

O trabalho parte da constatação de que não há, praticamente, debates ou polêmicas na academia brasileira, pelo menos na área de estudos da linguagem. Depois de expor a tese de Dascal sobre a relevância das controvérsias, concentra-se na distinção entre os estudos de texto e de discurso, que eventualmente são aproximados, pelo menos pela ocorrência de certos termos, especialmente “discurso”. Apresenta as diferenças fundamentais em relação a determinadas questões (sujeito, leitura, multissemiose) e concentra-se nas diferentes concepções sobre um tema que os estudos de texto tornaram corrente no Brasil, a referenciação. A tese é que as soluções da análise do discurso e dos estudos de texto são incompatíveis e que temas como este deveriam ser explicitamente debatidos, como se se tratasse de “descobrir” efetivamente a melhor solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sírio Possenti, Unicamp

Professor associado no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde fez mestrado e doutorado. Leciona disciplinas introdutórias à linguística e à análise do discurso, campo no qual realiza pesquisas e orienta estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Estuda os discursos humorístico, jornalístico e publicitário. Publicou Discurso, estilo e subjetividade (S. Paulo: Martins Fontes), Os humores da língua (Campinas: Mercado de Letras) e Os limites do discurso e Questões para analistas do discurso (São Paulo: Parábola) e Humor, Língua e Discurso (São Paulo: Contexto). Co-organizou coletâneas de trabalhos em análise do discurso e traduziu Gênese dos discursos, de Dominique Maingueneau.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Possenti, S. (2010). Teorias de texto e de discurso: inconciliáveis?. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33071

Edição

Seção

Artigos de Linguagem