Da problemática do método ao método como problema: hermenêutica filosófica e a questão do compreender

Autores

  • Paulo Cesar Duque-Estrada PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33073

Palavras-chave:

Hermenêutica, Método, História, Subjetividade

Resumo

Este artigo pretende oferecer uma apresentação sintética de uma parte da longa narrativa histórico-filosófica desenvolvida em Verdade e Método, na qual Gadamer se refere ao aparecimento do ideal de método no decorrer da história da hermenêutica clássica. O objetivo aqui perseguido é situar a incompatibilidade existente, segundo Gadamer, entre, por um lado, o ideal de método voltado para o tratamento de objetos históricos e, por outro, o fato deste mesmo ideal de método encontrar-se originariamente enraizado no modelo romântico da interação entre indivíduos pertencentes a uma mesma experiência histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Duque-Estrada, PUC-Rio

Professor do Departamento de Filosofia da Puc -RJ, onde ministra cursos de Filosofia Contemporânea. Doutor em Filosofia pelo Boston College, com pós-doutorado na New School for Social Research. É fundador do Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução (NEED) e membro do GT Heidegger (ANPOF) e da Sociedade Brasileira de Fenomenologia.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Duque-Estrada, P. C. (2010). Da problemática do método ao método como problema: hermenêutica filosófica e a questão do compreender. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33073

Edição

Seção

Artigos de Linguagem