A obra literária na era da explosão de signos: uma proposta semiótica de análise do romance

Autores

  • Sergio Ricardo Lima de Santana UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33075

Palavras-chave:

Romance, semiótica, metodologia

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem metodológica do romance sob o ponto de vista da semiótica de Charles Sanders Peirce, utilizando como parâmetros as categorias universais da primeiridade, secundidade e terceiridade para análise do texto literário. É realizada uma breve análise do romance O talentoso Ripley, de Patricia Highsmith, com o intuito de demonstrar a aplicabilidade e pertinência da metodologia proposta. Pôde-se concluir que, diante da complexidade contemporânea no que se refere à multiplicação de signos, a abordagem pode trazer vantagens, ao tornar necessária a análise dos aspectos do romance, sem desprezar a participação da própria subjetividade do analista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Lima de Santana, UFS

Doutor em Letras pela UFBA, é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES), atuando junto ao Núcleo de Pós-Graduação em Letras da UFS no projeto ‘Formação docente e inovação tecnológica para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE)’. Sua tese de doutorado trata da adaptação cinematográfica sob a perspectiva da tradução intersemiótica. Publicou, entre outros: Film im Sprachunterricht: eine semiotische Annäherung (Dafbrücke, Caracas, 2009); Metrópoles em movimento: a crítica à globalização pelas imagens e narrativas cinematográficas (Salvador, Goethe-Institut, 2010).

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Santana, S. R. L. de. (2010). A obra literária na era da explosão de signos: uma proposta semiótica de análise do romance. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33075

Edição

Seção

Artigos de Linguagem