A abordagem metodológica da análise multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33077Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Análise Multidimensional, VariaçãoResumo
O presente artigo apresenta a perspectiva metodológica da Análise Multiaspectual Multidimensional (Multi-feature, Multi-dimensional Analysis) ou simplesmente Análise Multidimensional (AMD, BIBER, 1985 et seq.), que é uma das metodologias em uso na Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MCENERY e WILSON, 1996; BIBER, CONRAD e REPPEN, 1998; BERBER SARDINHA, 2004; 2005; TEUBERT e KRISHNAMURTHY, 2007; BAKER, 2009; BERBER SARDINHA, 2009; LÜDELING e KYTÖ, 2009). A AMD viabiliza a análise em larga escala de variação de corpora eletrônicos e permite chegar a uma classificação de registros ou gêneros em termos de dimensões, que são padrões de coocorrência de elementos lexicogramaticais que subjazem aos textos de uma língua (BIBER, 2009). Como tal, as dimensões capturam o espaço de variação dos textos, sintetizam-no e mostram a proximidade ou distância entre os textos investigados. A AMD apoia-se na análise estatística de co-ocorrência de grupos de variáveis linguísticas, anotadas de modo automático ou semiautomático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.