O que fazer com grupos de fatores não selecionados? O caso da concordância nominal no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33079Palavras-chave:
Sociolinguística quantitativa. Seleção de grupos de fatores. Concordância nominal em Irati e Pato Branco. VARSUL-PRResumo
O objetivo deste trabalho é repensar a questão da seleção de grupos de fatores (GFs) pelo pacote Varbrul, a partir de uma divergência ocorrida quando das rodadas com duas cidades do Paraná, Irati e Pato Branco, na análise da concordância nominal. Um dos GFs estruturais, tipos de formação do plural, foi selecionado quando se rodou Irati, mas não em Pato Branco, apesar de a amostra ter sido feita com uma única metodologia, a do Projeto Varsul, e com exatamente os mesmos GFs, tanto os linguísticos, quanto os sociais. Por isso se questiona até que ponto se deve considerar, na análise, somente a seleção dos GFs pelo Varbrul, quando o objetivo de uma amostra, como é o caso, é perscrutar se e até que ponto a ocupação étnica diferenciada (sobretudo na região Sul) poderia interferir em fenômenos da língua portuguesa no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.