Ne-uter ou uma questão de gênero: do neutro na língua à instabilização dos gêneros literários
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33093Palavras-chave:
Gênero/Gêneros literários. Neutralidade. ExperiênciaResumo
Tendo como ponto de partida a categoria do “neutro” que foi objeto de artigo de Roland Barthes sobre Sarrasine, de Honoré de Balzac, e de seu curso ministrado no Collège de France, em 1978, este artigo propõe uma reflexão que vai da questão do gênero linguístico à problematização dos gêneros literários, que desde o século passado tornou-se um dos eixos do pensamento sobre a literatura. Como suporte, toma-se o texto Budapeste de Chico Buarque para tratar da questão, associando-a à linguagem e à escrita como uma experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.