O relato de viagem – narradores entre a memória, o fictício e o imaginário

Autores

  • Maria Elizabeth Chaves de Mello UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33098

Palavras-chave:

Literatura de viagem. Cruza¬mentos de olhares França/Brasil

Resumo

Nosso trabalho propõe reflexões sobre a literatura de viagem de alguns franceses que, tendo vindo ao Brasil a partir do Renascimento, mas especial­mente na segunda metade do século XVIII e na primeira do XIX, apresentam, em seus relatos, diferentes maneiras de ver o povo, a natureza, os costumes do país visitado, deixando, em seus diários, testemunhos que nos permitem estudar a relação França/Brasil desde o Renascimento, assim como os movimentos de independência do país que, um dia, foi chamado de «France An­tarctique». La Condamine e Francis de Castelnau são alguns desses viajantes responsáveis por elementos importantes no estudo do cruzamento de olhares entre os dois países, que nos parece fundamental para uma melhor compreensão das relações entre os dois povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Chaves de Mello, UFF

Professora associada III do Instituto de Letras da UFF. Realizou pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (2008), doutorado em Letras na PUC-RIO (1993) e mestrado em Letras na PUC-RIO (1986). Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988-1992) e professora visitante da Université du Québec à Montréal em 2002. Atualmente, atua na pós-graduação em estudos de literatura, na UFF, na linha de pesquisa “Perspectivas teóricas do discurso literário” (orientadora de mestrado e doutorado) e, na graduação, em língua e literatura francesa. É pesquisadora do CNPq na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Literaturas Estrangeiras Modernas. Suas pesquisas giram em torno do tema do cruzamento de olhares entre a Europa e o Brasil e suas conseqüências na literatura e na crítica brasileiras, principalmente em relação ao caso de Machado de Assis, diante dessa troca de olhares. Projeto: Memória, fictício e imaginário na literatura da modernidade. É autora de três livros e de inúmeros artigos em revistas especializadas.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Mello, M. E. C. de. (2010). O relato de viagem – narradores entre a memória, o fictício e o imaginário. Gragoatá, 15(28). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33098

Edição

Seção

Artigos de Literatura