Sistemas de gêneros e recontextualização da ciência na mídia eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2010n28a33099Palavras-chave:
Gênero discursivo. Esfera de atividade humana. Sociorretórica. Popularização da ciênciaResumo
Neste trabalho, exploro o processo de popularização da ciência a partir de dois conceitos: sistema de gêneros e recontextualização. Combino as concepções sociorretórica e sistêmico-funcional de gênero discursivo com a perspectiva sócio-histórica (conforme creditada a Mikhail Bakhtin e a outros autores na mesma linha) para definir gênero como um evento discursivo recorrente em esferas específicas de atividade humana. Enfoco o processo discursivo implementado pela midiatização de pesquisas científicas em publicações de popularização da ciência divulgadas na internet. A transposição de um conteúdo ideacional da ciência (a nova pesquisa, sua metodologia e seus resultados) para a mídia eletrônica se dá por um movimento de recontextualização que realoca (partes ou todo de) textos de uma esfera de atividade humana para outra, dando visibilidade a um fluxo contínuo entre gêneros de um mesmo sistema de produção e manutenção da ciência.
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