Sistemas de gêneros e recontextualização da ciência na mídia eletrônica

Autores

  • Désirée Motta-Roth UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2010n28a33099

Palavras-chave:

Gênero discursivo. Esfera de atividade humana. Sociorretórica. Popularização da ciência

Resumo

Neste trabalho, exploro o processo de populariza­ção da ciência a partir de dois conceitos: sistema de gêneros e recontextualização. Combino as concepções sociorretórica e sistêmico-funcional de gênero discursivo com a perspectiva sócio-histórica (conforme creditada a Mikhail Bakhtin e a outros autores na mesma linha) para definir gênero como um evento discursivo recorrente em esferas específicas de atividade humana. Enfoco o processo discursivo implementado pela midiati­zação de pesquisas científicas em publicações de popularização da ciência divulgadas na internet. A transposição de um conteúdo ideacional da ciência (a nova pesquisa, sua metodologia e seus resultados) para a mídia eletrônica se dá por um movimento de recontextualização que realoca (partes ou todo de) textos de uma esfera de ati­vidade humana para outra, dando visibilidade a um fluxo contínuo entre gêneros de um mesmo sistema de produção e manutenção da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Désirée Motta-Roth, UFSM

Professora Associada 3 da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutora pelo LAEL/PUCSP, Pesquisadora 2 do CNPq. Publicações recentes incluem Redação na universidade (Parábola Editorial, no prelo), HIPERS@BERES-Discursos de popularização da ciência (PPGL Editores, 2009), e artigos em periódicos como Revista Brasileira de Linguística Aplicada (no prelo), Linguagem & Ensino (2009), Linguagem em (Dis)curso (2009) e D.E.L.T.A. (2008). Pesquisa sobre temas ligados à análise crítica de gêneros discursivos, leitura, redação e multiletramento.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Motta-Roth, D. (2010). Sistemas de gêneros e recontextualização da ciência na mídia eletrônica. Gragoatá, 15(28). https://doi.org/10.22409/gragoata.2010n28a33099

Edição

Seção

Artigos de Literatura