A EPÊNTESE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA MULTIRREPRESENTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33308Palavras-chave:
Epêntese, Acento, Fonologia de Uso, Português BrasileiroResumo
Este trabalho trata da epêntese no português brasileiro e sua interação com o acento da palavra. Em especial, avalia-se o caráter gradiente da epêntese, tanto em termos lexicais e estruturais, quanto em termos fonéticos. A principal contribuição deste trabalho é discutir o fenômeno da epêntese sob uma perspectiva teórica inovadora, com base na Fonologia de Laboratório e nos Modelos Multirrepresentacionais. Dados coletados experimentalmente indicam que há gradiência lexical na implementação da epêntese, bem como do fenômeno de acentuação de vogais epentéticas. Verificou-se ainda que as vogais epentéticas acentuadas apresentam duração intermediária entre as vogais epentéticas átonas e as vogais correspondentes plenas, havendo portanto gradiência fonética na implementação do fenômeno. Sugere-se neste estudo que os dados levantados dão suporte a uma visão multidimensional das representações sonoras e que o sistema linguístico encontra-se organizado em redes de relações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.