VOZES ARGUMENTATIVAS E POSICIONAMENTO AUTORAL NA PRODUÇÃO ESCRITA ESCOLAR

Autores

  • Adriana Nogueira Accioly Nóbrega Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Adriana Rodrigues de Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33309

Palavras-chave:

Produção textual, Vozes, Argumentação, Posicionamento autoral

Resumo

Neste artigo, abordamos a produção textual escolar, tendo em vista a possível relação entre vozes e posicionamento argumentativo, e analisamos como tais vozes refletem e refratam o posicionamento ideológico do aluno-escritor. Nosso objetivo é discutir o diálogo existente entre vozes discursivas e argumentação na escrita escolar e identificar como o discurso dialógico (re)produz ideologias de uma dada cultura. Para tanto, recorremos à abordagem sociodiscursiva proposta pelo Círculo de Bakhtin, em interface com fundamentos teóricos da perspectiva social de argumentação. Tomando por base uma metodologia qualitativa de pesquisa, dois textos dissertativo-argumentativos, pertencentes a um corpus de 50 redações, foram selecionados e posteriormente analisados, a fim de ilustrarmos como os discursos produzidos trazem ideologias que compõem o posicionamento autoral. Os resultados indicam que as redações são permeadas por inúmeras vozes, que são utilizadas para a construção dos argumentos e do ponto de vista do escritor.

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Biografia do Autor

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003; 2009), na área de Estudos da Linguagem. Professora Assistente da PUC-Rio, atua na Graduação em Letras, na Área de Língua Inglesa, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Suas áreas de interesse compreendem pesquisas em  Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica de Discurso, Estudos da narrativa e de identidade e Formação Continuada de Professores

Adriana Rodrigues de Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Suas áreas de interesse compreendem Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Gêneros Discursivos.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Nóbrega, A. N. A., & Abreu, A. R. de. (2015). VOZES ARGUMENTATIVAS E POSICIONAMENTO AUTORAL NA PRODUÇÃO ESCRITA ESCOLAR. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33309

Edição

Seção

Artigos de Linguagem