VOZES ARGUMENTATIVAS E POSICIONAMENTO AUTORAL NA PRODUÇÃO ESCRITA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33309Palavras-chave:
Produção textual, Vozes, Argumentação, Posicionamento autoralResumo
Neste artigo, abordamos a produção textual escolar, tendo em vista a possível relação entre vozes e posicionamento argumentativo, e analisamos como tais vozes refletem e refratam o posicionamento ideológico do aluno-escritor. Nosso objetivo é discutir o diálogo existente entre vozes discursivas e argumentação na escrita escolar e identificar como o discurso dialógico (re)produz ideologias de uma dada cultura. Para tanto, recorremos à abordagem sociodiscursiva proposta pelo Círculo de Bakhtin, em interface com fundamentos teóricos da perspectiva social de argumentação. Tomando por base uma metodologia qualitativa de pesquisa, dois textos dissertativo-argumentativos, pertencentes a um corpus de 50 redações, foram selecionados e posteriormente analisados, a fim de ilustrarmos como os discursos produzidos trazem ideologias que compõem o posicionamento autoral. Os resultados indicam que as redações são permeadas por inúmeras vozes, que são utilizadas para a construção dos argumentos e do ponto de vista do escritor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.