REPRESENTAÇÕES DO ARCAICO: JOÃO CABRAL DE MELO NETO E CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33360Palavras-chave:
João Cabral, Clarice Lispector, ovoResumo
Tratar de dois autores como João Cabral e Clarice Lispector é, no mínimo, desafiador. Misturar poesia e conto em uma análise comparativa exige um esforço duplo: primeiro, ao interpretá-lo, não reduzir o poético ao meramente analítico e, segundo, não perder, do conto, sua concisão poética. O presente artigo tem, não obstante, um eixo central: refletir sobre a imagem do “ovo” presente nos dois autores, evidenciando divergências e conciliações que permitam pensar, do ponto de vista literário, uma compreensão do arcaico que se manifesta, precisamente, no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.