NEM NACIONAL, NEM REALMENTE ARTÍSTICA, MAS NEM POR ISSO DESPREZÍVEL: A MÚSICA POPULAR AOS OUVIDOS DE MÁRIO DE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33361Palavras-chave:
Modernismo, Nacionalismo, Música Popular, Mário de AndradeResumo
Persiste uma visão bastante negativa na crítica a respeito da relação dos modernistas, sobretudo de Mário de Andrade, com a Música Popular. O presente estudo busca reavaliar a questão à luz dos escritos de Mário, explorando tanto as interlocuções internas do modernismo, quanto a produção crítica e a prática artística (em que se comenta uma obscura parceria de Mário de Andrade com o pianista Marcelo Tupinambá, “Canção marinha”). Bem menos do que uma recusa mecânica, observa-se no autor uma complexa operação eletiva de elementos para exaltação ou repúdio nas obras de artistas da Música Popular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.