NEM NACIONAL, NEM REALMENTE ARTÍSTICA, MAS NEM POR ISSO DESPREZÍVEL: A MÚSICA POPULAR AOS OUVIDOS DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores

  • André Domingues dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33361

Palavras-chave:

Modernismo, Nacionalismo, Música Popular, Mário de Andrade

Resumo

Persiste uma visão bastante negativa na crítica a respeito da relação dos modernistas, sobretudo de Mário de Andrade, com a Música Popular. O presente estudo busca reavaliar a questão à luz dos escritos de Mário, explorando tanto as interlocuções internas do modernismo, quanto a produção crítica e a prática artística (em que se comenta uma obscura parceria de Mário de Andrade com o pianista Marcelo Tupinambá, “Canção marinha”). Bem menos do que uma recusa mecânica, observa-se no autor uma complexa operação eletiva de elementos para exaltação ou repúdio nas obras de artistas da Música Popular.

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Biografia do Autor

André Domingues dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor adjunto no Campo das artes: saberes e práticas da UFSB - Campus Paulo Freire. Mestre e Doutor em História SOcial pela USP e graduado em Filosofia pela UNICAMP.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Santos, A. D. dos. (2015). NEM NACIONAL, NEM REALMENTE ARTÍSTICA, MAS NEM POR ISSO DESPREZÍVEL: A MÚSICA POPULAR AOS OUVIDOS DE MÁRIO DE ANDRADE. Gragoatá, 20(39). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33361

Edição

Seção

Artigos de Literatura