A PERSONAGEM-MEMÓRIA E A EMERGÊNCIA DO ‘SER’ NA POÉTICA DE MIA COUTO

Autores

  • Ilse Maria da Rosa Vivian Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33363

Palavras-chave:

Teoria literária, narrativa, personagem, memória

Resumo

O presente artigo tem por objetivo observar as imagens de identidades formuladas pela literatura contemporânea a partir da construção narrativa que sustenta uma abordagem dinâmica da memória e um de seus constituintes primordiais para a elaboração do ser, a imaginação. Por essa via, realiza-se a leitura de Terra sonâmbula e de Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, ambos romances do escritor moçambicano Mia Couto. O trabalho enquadra-se, assim, no conjunto de reflexões que põe em relação à construção da personagem no romance contemporâneo a problemática da representação do sujeito, das estruturas e conjunturas que pontuam a relação do ser com o tempo e que compõem um universo de seres marcados pela alteridade. A abordagem da personagem, sob essa perspectiva, só pode acontecer pela hermenêutica exigida pela práxis narrativa, ou seja, a partir da situacionalidade originária do homem ao longo do percurso de reconhecimento de si mesmo, no seu universo pessoal, social e histórico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Maria da Rosa Vivian, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutor em Letras (2014 - bolsa CNPq) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (CAPES 6) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS sob as orientações da Dr. Maria Luíza Ritzel Remédios e da Dr. Sissa Jacoby. Estágio de doutorado (2012 - bolsa CAPES) na Universidade de Coimbra sob orientação do Dr. Carlos Reis. Mestre em Letras (2004 - bolsa CNPq) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Licenciada em Letras (2000) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Seu conhecimento e experiência de pesquisa e de docência configura-se na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da literatura, narratologia, literatura portuguesa, literatura brasileira, estudos culturais e literaturas africanas de língua portuguesa. Desde agosto de 2014, é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras - Literatura Comparada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, atuando como professora do Mestrado em Letras, da graduação em Letras e como membro do Conselho Editorial de revistas do PPGL.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Vivian, I. M. da R. (2015). A PERSONAGEM-MEMÓRIA E A EMERGÊNCIA DO ‘SER’ NA POÉTICA DE MIA COUTO. Gragoatá, 20(39). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33363

Edição

Seção

Artigos de Literatura