OS MISTÉRIOS DO OLHAR DE ORFEU – HISTORICIDADE, METÁFORA E LITERATURA

Autores

  • Aline Magalhaes Pinto PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33365

Palavras-chave:

Maurice Blanchot, historicidade, metáfora

Resumo

O crítico, ensaísta e romancista Maurice Blanchot explorou o fenômeno literário ao longo de sua obra mantendo como horizonte o reconhecimento da condição radicalmente póstuma da escrita e a inquietude que essa condição imprime ao escritor. Sua obra, fragmentária, esteve sempre atenta à relação entre a finitude - como experiência antropológica fundamental e como evento que evidencia a duração da vida humana, isso é, sua relação com o tempo -  e a arte da escrita. Partindo desse ponto, propomos um estudo da imagem da morte em “Le regard d’Orphée”, ensaio de Maurice Blanchot. Esse ensaio apresenta-se como uma fascinante encenação da metáfora da morte e uma profunda meditação sobre a possibilidade da arte literária no imediato pós-guerra, tempo em que a aflição e o desamparo modernos se aguçam. Nossa intenção é desvendar a historicidade embutida da imagem da morte nesse ensaio de Blanchot.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Magalhaes Pinto, PUC-RIO

Possui graduação em História com formação complementar em Filosofia (2005), mestrado em História (2008), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em História Social da Cultura pela Puc-Rio (2013), com estágio doutoral realizado na L'École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, como bolsista Capes-PDEE ( 2011-2012). Em 2014, o trabalho foi contemplado com o prêmio de melhor tese em Teoria concedido pela Sociedade Brasileira de Teoria da História e da Historiografia. Atualmente, é bolsista de Pós-doutorado Junior (PDJ/CNPQ), na área de Teoria Literária. Tem experiência na área de História da Historiografia, Teoria Literária, Teoria e Filosofia da história, História Intelectual e História dos discursos, atuando principalmente nos seguintes temas: historicidade, modernidade, metáfora e imagens, cultura francesa, história e teoria literária.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Pinto, A. M. (2015). OS MISTÉRIOS DO OLHAR DE ORFEU – HISTORICIDADE, METÁFORA E LITERATURA. Gragoatá, 20(39). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33365

Edição

Seção

Artigos de Literatura