OS MISTÉRIOS DO OLHAR DE ORFEU – HISTORICIDADE, METÁFORA E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33365Palavras-chave:
Maurice Blanchot, historicidade, metáforaResumo
O crítico, ensaísta e romancista Maurice Blanchot explorou o fenômeno literário ao longo de sua obra mantendo como horizonte o reconhecimento da condição radicalmente póstuma da escrita e a inquietude que essa condição imprime ao escritor. Sua obra, fragmentária, esteve sempre atenta à relação entre a finitude - como experiência antropológica fundamental e como evento que evidencia a duração da vida humana, isso é, sua relação com o tempo - e a arte da escrita. Partindo desse ponto, propomos um estudo da imagem da morte em “Le regard d’Orphée”, ensaio de Maurice Blanchot. Esse ensaio apresenta-se como uma fascinante encenação da metáfora da morte e uma profunda meditação sobre a possibilidade da arte literária no imediato pós-guerra, tempo em que a aflição e o desamparo modernos se aguçam. Nossa intenção é desvendar a historicidade embutida da imagem da morte nesse ensaio de Blanchot.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.