A VOCALIZAÇÃO DA CONSOANTE LATERAL EM CODA SILÁBICA EM UMA VARIEDADE DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA EM TEMPO REAL

Autores

  • Elisa Battisti UFRGS
  • Viviane Tebaldi Moras UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33376

Palavras-chave:

Variação linguística, Português brasileiro, Vocalização da lateral em coda silábica, Análise em tempo real

Resumo

A análise de regra variável em tempo real (LABOV, 1972, 1994) da vocalização da consoante lateral /l/ em coda silábica (canal~cana[w], Brasil~Brasi[w]) no português falado em Flores da Cunha (RS) revelou progresso na aplicação da regra entre 1990 e 2008-2009. O incremento na vocalização acompanhou mudanças econômicas e sociais ocorridas no pequeno município, fundado por imigrantes italianos no final do século XIX. O grupo etário jovem mostrou-se condicionador da aplicação da regra, o sexo/gênero feminino completou a aquisição da forma vocalizada. No contexto fonológico seguinte, a tendência a vocalizar passou a ser exercida pelas consoantes altas e vogais posteriores, além das consoantes labiais. Em relação à tonicidade da sílaba, o processo deixou de ter o efeito da sílaba tônica para ser afetado apenas por sílaba átona.  A proporção total de vocalização passou de 12% em 1990 a 77% em 2008-2009. O aumento expressivo na aplicação da regra acompanhou o aumento da população urbana e da realização de atividades econômicas nessa área, reduzindo o falar dialetal italiano e seu contato com o português, o que poderia ter refreado a vocalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Battisti, UFRGS

Possui licenciatura Plena em Letras Português Inglês pela UCS (1987), mestrado em Letras pela UFRGS (1993) e doutorado em Linguística e Letras pela PUCRS (1997). É Professora Adjunta do Instituto de Letras da UFRGS, Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária. Atua nas Linhas 'Fonologia e Morfologia' e 'Sociolinguística' do Programa de Pós-Graduação em Letras, como orientadora de mestrado e doutorado, e nas disciplinas de Linguística na Graduação em Letras. É membro dos grupos de pesquisa Aspectos Fonológicos do Português Brasileiro-IV (PUCRS), Círculo Linguístico: Fonologia e Morfologia (UFRGS), Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português do Brasil (UFMG), Estudos de Teoria Fonológica (PUCRS). É pesquisadora do CNPq.

Viviane Tebaldi Moras, UFRGS

Graduanda em Letras - Licenciatura (Português e Literaturas) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no plano de trabalho intitulado "O contraste capital-interior: padrões de variação linguística", vinculado à área de Linguística, com ênfase em Fonologia e Sociolinguística Variacionista.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Battisti, E., & Moras, V. T. (2016). A VOCALIZAÇÃO DA CONSOANTE LATERAL EM CODA SILÁBICA EM UMA VARIEDADE DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA EM TEMPO REAL. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33376

Edição

Seção

Artigos de Linguagem