SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DUAS SENTENÇAS EXCLAMATIVAS DO PORTUGUȆS BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Amorim Sibaldo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33377

Palavras-chave:

Sintaxe, exclamativas, português brasileiro.

Resumo

O presente trabalho objetiva, no plano descritivo, observar o padrão sintático-semântico de duas estruturas exclamativas pouco estudadas do português brasileiro e, por meio de de alguns testes, verificar quais as diferenças e semelhanças entre elas. Já no plano teórico, a partir dos resultados dos testes aplicados, verificamos como essas estruturas são derivadas, adotando como quadro conceitual a Gramática Gerativa, no modelo do Programa Minimalista (CHOMSKY, 2001 e sequência). Após apresentação, discussão e análise teórica dos dados dessas estruturas exclamativas, atestamos que elas possuem estruturas distintas: uma delas se comporta como um Sintagma de Tempo (TP) e a outra como um Sintagma Complementizador (CP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Amorim Sibaldo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2009), com realização de período sanduíche no Graduate Center da City University of New York, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente na área da Teoria da Gramática, estudando aspectos diacrônicos e sincrônicos da sintaxe das línguas naturais, mais especificamente do português brasileiro. É líder do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA) da UFRPE e atua como pesquisador do Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN) da UFAL, ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Sibaldo, M. A. (2016). SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DUAS SENTENÇAS EXCLAMATIVAS DO PORTUGUȆS BRASILEIRO. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33377

Edição

Seção

Artigos de Linguagem