RASTREANDO O PROCESSAMENTO DE RELATIVAS DE OBJETO: ANTECIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTEXTUAL NA RESOLUÇÃO DE AMBIGUIDADES TEMPORÁRIAS

Autores

  • Renê Forster Puc-Rio
  • Letícia Maria Sicuro Corrêa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33378

Palavras-chave:

Compreensão da linguagem, Ambiguidade, Relativas, Completivas, Rastreamento Ocular

Resumo

Investiga-se o processamento incremental de orações relativas de objeto temporariamente ambíguas (relativas/completivas) em contextos favoráveis à integração de informação e antecipação do referente de um DP complexo. Busca-se verificar se informação contextual elimina a ambiguidade a favor de estruturas relativas, se informação de mais baixo nível (da interface sintaxe/prosódia) possibilita a distinção entre relativas e completivas a despeito do contexto, ou se, diante de ambiguidade estrutural, prevaleceria o princípio da aposição mínima, que favorece o processamento de completivas com consequente inibição da integração de informação. Um experimento com tarefa bimodal (apresentação oral de estímulos verbais e de estímulos visuais) de rastreamento ocular seguido de tarefa de compreensão, conduzido com falantes de português, é relatado. Os resultados são sugestivos da prevalência de princípios estruturais diante de ambiguidade temporária. Discutem-se as condições nas quais processos integrativos e antecipatórios podem ser conduzidos, por meio de um processador que opere em dois estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renê Forster, Puc-Rio

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutor em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013).


 

Letícia Maria Sicuro Corrêa, PUC-Rio

Obteve PhD., com tese em Psicolinguística, na University of London (LSE), em 1986. Desde então é professora da PUC-Rio, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras / Estudos da Linguagem, o qual coordenou de dezembro de 2011 a dezembro de 2015. Fundou e coordena do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem), coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), de 1988-2002 e foi, por duas vezes (2003; 2005), pesquisador-visitante no então Laboratoire de Psychologie Expérimentale (Université Paris 5). Atuou como coordenadora da área de Letras e Artes da FAPERJ, de 1995 a 1999, e como membro titular do Comitê Assessor de Letras e Linguística do CNPq, de 2012 a 2015. Como coordenadora do GPPAL (Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem), desenvolve um programa de pesquisa que integra teorias psicolinguística e linguística (na vertente minimalista). Tem particular interesse em custo de processamento e suas implicações. No que concerne ao DEL, presta assessoria em projeto da Universidade Nova de Lisboa e da Universidad del Litoral, Santa Fé, Argentina.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Forster, R., & Corrêa, L. M. S. (2016). RASTREANDO O PROCESSAMENTO DE RELATIVAS DE OBJETO: ANTECIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTEXTUAL NA RESOLUÇÃO DE AMBIGUIDADES TEMPORÁRIAS. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33378

Edição

Seção

Artigos de Linguagem