DE CHACRETES, RONALDETES E OUTROS -ETES: UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA E SEMÂNTICA DAS CONSTRUÇÕES X-ETE NO PORTUGUÊS DO BRASIL

Autores

  • Bruna Fernanda Cândido UFRJ
  • Carlos Alexandre Gonçalves UFRJ
  • Maria Lucia Leitão de Almeida UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33381

Palavras-chave:

Morfologia, Linguística Cognitiva, Analogia

Resumo

Atualmente, há uma tendência em curso na variante brasileira da língua portuguesa: a cada dia, vêm surgindo novas palavras com o afixo ‑ete, iniciado com a vogal aberta, ['ƐtʃI], como, por exemplo, ‘empreguete’, ‘patroete’, ‘periguete’. Tal tendência vem atraindo a atenção de estudiosos por conta de sua crescente produtividade (GONÇALVES, 2005; ALVES, 2010; GONÇALVES, 2012). O referido formativo constitui tema do presente artigo e será aqui analisado em seus aspectos formais e semânticos. O objetivo do trabalho é analisar as formações X-ete do português brasileiro (doravante PB) à luz da Morfologia Construcional de Booij (2005, 2010) e de questões da Linguística Cognitiva, como os MCIs (Modelos Cognitivos Idealizados), frames e espaços mentais, para verificar (a) que aspectos desses modelos se aplicam à análise semântica do referido sufixo e (b) se existem dois afixos ['ƐtʃI] diferentes – o designador de fãs (‘ronaldete’, ‘neymarzete’, ‘luanzete’) e o de dançarina/assistente de palco (‘chacrete’, ‘angeliquete’, ‘panicat’).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Fernanda Cândido, UFRJ

Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e graduada em Português / Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: sufixos de grau.

Carlos Alexandre Gonçalves, UFRJ

Professor da Faculdade de Letras da UFRJ desde 1994, instituição em que se doutorou em 1997 e na qual atua, desde 1998, no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Tem pós-doutoramento, subvencionado pelo CNPq, em interface morfologia-fonologia (UNICAMP, 2001). É pesquisador da área de Linguística, com ênfase em morfologia e fonologia do português, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fronteiras internas da morfologia, morfologia não-concatenativa, interface morfologia-fonologia e processos de formação de palavras. É autor dos livros "Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e Derivação em português" (Ed. Contexto, 2011), "Introdução à Morfologia Não-linear" (Ed. Publit, 2009) e "Otimalidade em foco: morfologia e fonologia do português" (Ed. Publit, 2009) e de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados tanto no Brasil quanto no exterior. É coordenador do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português), ao lado de Maria Lúcia Leitão de Almeida. Atualmente, é Professor Associado IV da UFRJ e desenvolve três projetos de pesquisa nessa instituição. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ a partir de 2013, vem orientando dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de iniciação científica sobre questões referentes à morfologia e à fonologia do português.

Maria Lucia Leitão de Almeida, UFRJ

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder, ao lado de Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP). Membro do grupo de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC), da UNIFESP. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Assessora do Projeto Caipira (USP) Áreas de interesse: Linguística Cognitiva, Semântica, Morfologia, Léxico. Pós-doutorado em Semântica sob a supervisão de Rodolfo Ilari com subvencionamento do CNPq na UNICAMP (2004/2005). Pós-doutorado em Linguística Cognitiva sob a supervisão de Lilian Ferrari (UFRJ/2014-2015). É autora do livro "Linguística Cognitiva em foco: morfologia e Semântica" (Ed. Publit, 2009) e de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados tanto no Brasil quanto no exterior, dentre eles, o capítulo PREPOSIÇÕES ( CAP 5, VOL 2 da coleção PHPB,org. Castilho & Lopes, em co-autoria com Kewitz; Golçalves e Lemos de Souza) e o MORPHOLOGY ( cap 13, volume Handbook of Brazilian Linguistics, org Tabatek, Wall e Simões, ed Mouton de Gruyter) em coautoria com Gonçalves, CA. Estes dois últimos capítulos já foram entregues aos editores para análise.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Cândido, B. F., Gonçalves, C. A., & Almeida, M. L. L. de. (2016). DE CHACRETES, RONALDETES E OUTROS -ETES: UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA E SEMÂNTICA DAS CONSTRUÇÕES X-ETE NO PORTUGUÊS DO BRASIL. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33381

Edição

Seção

Artigos de Linguagem