A REPRESENTAÇÃO DE ATORES SOCIAIS EM COMENTÁRIOS ELETRÔNICOS: QUE FIGURAS HABITAM O IMAGINÁRIO POLÍTICO DOS BRASILEIROS NA ATUALIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33391Palavras-chave:
representação de atores sociais, comentários eletrônicos, discurso polêmico, imaginário socialResumo
A proposta do artigo é examinar o imaginário político brasileiro após a eleição da presidente Dilma Roussef, por meio de investigação da representação discursiva de atores sociais em comentários eletrônicos, publicados em um site de notícias. Para tanto, são utilizados o argumento de Laclau & Mouffe (1985) pela natureza aberta do social e das identidades coletivas, assim como os conceitos de discurso polêmico (AMOSSY, 2011), de ideologia (EAGLETON, 1991; PEDRO, 1997) e de imaginário social (FAIRCLOUGH, 2015; CASTORIADIS, 1982). A partir de quadro analítico de Van Leeuwen (1996) para o estudo da representação de atores sociais no discurso, são identificados três tipos de atores sociais no corpus; apontadas algumas correlações entre posicionamento discursivo e representação de atores sociais; além de feitas algumas considerações sobre a natureza heterogênea e dinâmica do imaginário social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.