ENSINO DE VOCABULÁRIO E COMPETÊNCIA LEXICAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33392Palavras-chave:
Léxico, competência lexical, ensino de vocabulárioResumo
Discutem-se neste artigo, por meio de uma reflexão teórica seguida de uma proposta de ensino do léxico, aspectos semânticos, discursivos e gramaticais que compõem a competência lexical. Contrária a práticas de ensino tradicionais que se baseiam no princípio da equivalência lexical, esta discussão permite constatar que o conhecimento da palavra não está restrito ao aspecto semântico, mas se estende às relações paradigmáticas e sintagmáticas estabelecidas pela palavra em sua trajetória histórico-discursiva, às suas propriedades gramaticais, e às condições de produção, circulação e recepção dos textos em que está atualizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.