A linguagem em círculos: experiência e narração em Ricardo Piglia
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33413Palavras-chave:
Experiência, Linguagem, Ricardo Piglia.Resumo
Um dos relatos da máquina do romance A cidade ausente, do escritor argentino Ricardo Piglia, apresenta a história de uma menina que, buscando reservar “para si um território próprio [...] do qual quer excluir toda experiência”, acaba por eliminar, desse modo, a linguagem. Assim, sem constituir experiências com as palavras, a menina não apaga apenas o outro, mas também a si mesma, de um relacionamento com o mundo. Como narrar não é exatamente compreender, a experiência constitui-se, fundamentalmente, nas lacunas do que se relata. É na falha, na cisão entre saber e não saber, que se dá, portanto, a narração. A experiência e a narrativa instauram-se nesse intervalo, que se abre, necessariamente, para o outro. A partir de considerações sobre a transmissão da experiência na contemporaneidade, buscamos analisar de que forma, na obra pigliana, acontece a relação entre linguagem e experiência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.