Virada da literatura e do pensamento no século XX: Intervenções da Estética da Recepção e da Desconstrução

Autores

  • Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33415

Palavras-chave:

corte epistemológico, recepção, desconstrução, efeito, interpretação.

Resumo

Apresentação dos principais aspectos das ideias de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, Michel Foucault e Jacques Derrida, como propostas das mais representativas do corte epistemológico efetuado por duas grandes vertentes do século XX, respectivamente a Estética da recepção e a Desconstrução francesa. Desenvolvimento dos modos pelos quais cada uma dessas noções atuou, no interior de tais vertentes da década de setenta, para abalar as concepções metafísicas vigentes sobre literatura e pensamento ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É professora do Departamento de Literatura Brasileira e Teoria da literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), Doutora em Ciência da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutora em Filosofia pelo Departamento de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob a supervisão do Professor Paulo Cesar Duque-Estrada. Atualmente é Pesquisadora visitante do Instituto de Letras da UERJ, na categoria Associado, atuando em regime de dedicação exclusiva nos cursos de pós-graduação em Letras. É coordenadora do Convênio de Cooperação Internacional entre a Pós-graduação de Letras da UERJ e o Department of Portuguese and Brazilian Studies da Brown University (EUA). Entre 1995 e 2003, foi docente do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Letras da UERJ. A partir de 2003, passou a dedicar-se exclusivamente à UERJ como bolsista do Prociência e pesquisadora do CNPq. Vem supervisionando pesquisas de Pós-doutorado e orientando teses de doutorado e dissertações de mestrado. Além da pós-graduação em Letras da UERJ, exerce atividades correlatas como membro do Laboratório de Pesquisa Interinstitucional Labelle, criado pela Professora Carmem Negreiros. Publicou três livros na área de Teoria da literatura, além de artigos em periódicos nacionais e internacionais. É membro do Conselho editorial/consultivo de revistas especializadas, sendo atualmente participante do Conselho Consultivo da Revista da ANPOLL. Vem realizando pesquisas no seguintes campos: Teoria do efeito e da recepção, Literatura comparada, em especial, na interrogação da Teoria da literatura com a Filosofia, a Estética da recepção, com destaque para estudos de interpretação, efeito, imaginário, desconstrução.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Borba, M. A. J. de O. (2016). Virada da literatura e do pensamento no século XX: Intervenções da Estética da Recepção e da Desconstrução. Gragoatá, 21(41). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33415

Edição

Seção

Artigos de Literatura