Um olhar quanti-qualitativo sobre o efeito da variável <i>tempo de exposição</i> em fenômenos de acomodação dialetal

Autores

  • Rubens Marques de Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a33463

Palavras-chave:

Teoria e análise linguística. Contato dialetal. Teoria da acomodação dialetal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer uma visão de conjunto a respeito de três trabalhos de contato dialetal realizados no nordeste do Brasil, discutindo a relevância da variável tempo de exposição/tempo de residência nos processos de acomodação dialetal. As pesquisas foram realizadas entre 2013 e 2015 na Universidade Federal da Paraíba e são resultados de dissertações de Mestrado concluídas no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Apesar de enfatizarem a análise da acomodação dialetal do ponto de vista quantitativo, a partir de uma proposta teórico-metodológica laboviana, salientamos aqui a necessidade de um olhar mais qualitativo, com ênfase nas atitudes linguísticas dos falantes. Concluímos, portanto, que apesar de a variável tempo de exposição exercer uma influência no processo de acomodação dialetal, ela necessita de um gatilho para o seu funcionamento: a presença de atitudes linguísticas favoráveis com relação ao novo dialeto a ser adquirido. 

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a860

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Marques de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Professor na mesma instituição, onde atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING). Suas áreas de interesse em pesquisa são Sociolinguística e Fonologia.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Marques de Lucena, R. (2017). Um olhar quanti-qualitativo sobre o efeito da variável <i>tempo de exposição</i> em fenômenos de acomodação dialetal. Gragoatá, 22(42), 62-84. https://doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a33463