A língua ucraniana como símbolo de pertencimento e de identidade de ucraniedade em uma comunidade no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a33479Palavras-chave:
Língua ucraniana. Identidade. Ucraniedade.Resumo
Neste artigo, temos como objetivo discutir os (des)caminhos da identidade ucraniana articulada a valores da língua ucraniana e da religião católica do rito ucraniano em uma comunidade rural multilíngue (português, brasileiro e ucraniano) de um município do Sudeste do estado do Paraná, no Sul do Brasil. Os dados discutidos são resultantes de uma etnografia da linguagem (SEMECHECHEM, 2016) e foram gerados por meio de observação participante, registro em diários de campo, entrevistas e gravações em áudio e vídeo. A perspectiva teórico-metodológica compreende multilinguismo como um conjunto de recursos comunicativos ideologicamente carregados (HELLER, 2007) que constitui o repertório linguístico das pessoas (BLOMMAERT, 2010) e que está articulado com identidades sociais (BUCHOLTZ; HALL, 2004, 2005, 2008; OLIVEIRA, 2000). Os resultados da análise mostraram que os participantes consideram as práticas linguísticas em língua ucraniana local como símbolo de pertencimento e de identidade de ucraniedade. Essa identidade está associada à etnicidade, à religião, ao trabalho rural e à língua ucraniana e representa o que é ser ucraniano de uma comunidade rural no interior do Brasil.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a911
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.