<i>Pride and Prejudice and Zombies</i>: um corpo (textual) zumbificado

Autores

  • Ivoneide Soares dos Santos de Jesus
  • Vinicius Carvalho Pereira Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33504

Palavras-chave:

Mashup literário, . Zumbi. procedimentos de hibridação.

Resumo

Ao final da primeira década do novo milênio, o mercado editorial assistiu à ascensão de uma nova forma de composição textual, o mashup literário, produzido através de movimentos de leitura e escritura que potencializam a noção barthesiana do texto como “tecido de citações”. Para tanto, o mashup se baseia em procedimentos de fragmentação de uma obra clássica para nela enxertar elementos caros à cultura pop hodierna. Pride and Prejudice and Zombies, de Jane Austen e Seth Grahame-Smith, foi o precursor dessa tendência, abrindo caminho para um novo filão na indústria de best-sellers produzidos segundo os mesmos procedimentos. Diante de tal contexto, o presente artigo analisa a obra Pride and Prejudice and Zombies a fim de entender, em termos de imanência, os procedimentos pelos quais, nas entranhas do romance, fundiu-se a escrita oitocentista de Austen com a contemporânea de Grahame-Smith, formando uma híbrida obra, também ela zumbi, dado que habita um entre-lugar entre a escrita de uma autora morta e de um autor vivo. Desse modo, adotando a imagem do zumbi não só como elemento acrescido ao enredo, mas como processo de escrita e adaptação – pela zumbificação do romance de Jane Austen –, objetivamos analisar as entranhas de Pride and Prejudice and Zombies, partindo do conceito de mashup literário, gênero que ensejou a mistura entre diferentes textos na obra, por meio de procedimentos de hibridização.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n43a762.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivoneide Soares dos Santos de Jesus

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT

Membro do grupo de pesquisa SEMIC - Semióticas Contemporâneas, cadastrado no CNPq

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Bacharel e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso, onde é credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Modernas, Literatura Moderna e Contemporânea, Literatura e Psicanálise, Semiologia e Novas Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

de Jesus, I. S. dos S., & Pereira, V. C. (2017). <i>Pride and Prejudice and Zombies</i>: um corpo (textual) zumbificado. Gragoatá, 22(43), 911-934. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33504