O valor de Saussure para os estudos do discurso
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33549Palavras-chave:
Saussure. Value. DiscourseResumo
Qual o lugar de Saussure na constituição e no desenvolvimento dos estudos do discurso? Com vistas a refletir sobre o que foi dito a seu respeito por alguns de seus contemporâneos e por outros pensadores nas primeiras décadas e no começo da segunda metade do século XX na Europa, não buscaremos responder a essa questão sem antes expor algumas de suas contingências e examinar certas respostas que a ela poderiam ser dadas. Neste sentido, consideraremos as diferentes recepções do Curso de Linguística Geral na França, que vão desde o momento inicial de sua publicação até o final da década de 1990. Em seguida, retomaremos a leitura que a Análise do discurso fez da obra de Saussure no final da década de 1960 e no começo da de 1970. Tendo isso em vista, poderemos realizar apontamentos acerca da importância do CLG para Pêcheux e seu grupo, seja como uma obra que se apresenta como um ponto de partida, seja como uma obra a ser recusada.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1013
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.