A “Crise dos criados” ou a “Questão da famulagem”: o serviço doméstico sob a ótica de cronistas cariocas no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i45.33567Palavras-chave:
serviço doméstico, crônicas e cronistas, cidade do Rio de Janeiro, entre séculos XIX-XX.Resumo
O objetivo deste trabalho é recuperar algumas crônicas que abordaram o serviço doméstico na cidade do Rio de Janeiro, as quais foram publicadas na imprensa na virada do século XIX para o século XX. Particularmente, trata-se de analisar três crônicas produzidas por Arthur Azevedo, João do Rio e Lima Barreto nos primeiros anos do século XX. Propõe-se, então, refletir sobre a forma como a questão do trabalho e dos trabalhadores domésticos, que ganhava cada vez mais espaço nas discussões de determinados grupos sociais, foi veiculada na imprensa e tratada por alguns segmentos da intelectualidade carioca em um contexto marcado por profundas transformações sociais advindas, especialmente, do fim da escravidão e da emergência da modernidade na sociedade brasileira.
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.